Por que estudar idiomas em qualquer idade?

blue-man-studying

“Quanto mais proficiência, maior a conexão de oportunidades com o mundo”.
Luciano Timm – Diretor de Relações Acadêmicas de EF Education First.

Em “Sua Vida/Ensino”, texto publicado por Zero Hora, em cinco de novembro de 2015, destacamos os seguintes trechos:

O Rio Grande do Sul aparece na quarta colocação com melhor domínio da língua inglesa no país – uma posição à frente da registrada em 2014. O nível de proficiência dos gaúchos, porém, ainda é considerado baixo segundo o Índice de Proficiência em Inglês 2015 (EPI, na sigla em Inglês).

Quando comparado a outras nações, o Brasil perdeu posições, apesar de ter demonstrado evolução no idioma: ficou em 41º lugar, três abaixo do registrado nos últimos dois anos, de acordo com a quinta edição do EPI, o mais abrangente índice  de competência em inglês do mundo.

De acordo com este índice, a Europa tem a melhor proficiência no idioma entre todas as regiões do mundo. Países europeus, particularmente os nórdicos, continuam a superar as outras regiões, ocupando as primeiras 10 colocações do ranking mundial.

Além de avaliar o conhecimento da língua, o estudo traçou paralelos entre proficiência e indicadores com renda per capita, qualidade de vida e conectividade. O levantamento ainda explorou, pela primeira vez, a conexão entre o domínio do inglês nos países e o nível de inovação em suas respectivas economias. Conforme o EPI 2015, nações com proficiência “muito alta”, como Dinamarca e Noruega, têm uma expectativa de vida média de 80 anos, enquanto em nações com índice mais baixo, como Turquia e Egito, a expectativa cai para 73 anos.

Em nossa Escola, o estudo de línguas, de acordo com os princípios da Andragogia, ou seja, da “arte e da ciência de ajudar o adulto jovem e maduro a aprender”. Esta é a metodologia utilizada nas aulas para adultos, no sentido de capacitá-los a se auto-dirigir em busca daquilo que vai proporciona-lhes maior satisfação – seja em sua vida profissional ou em qualidade de vida.

É nessa missão que nossos professores estão altamente engajados, trabalhando com alunos de até 87 anos, aprendendo alguns mais de um idioma, com entusiasmo e prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *