Ler ajuda. E muito!

reading-library-booksO hábito da leitura é valiosíssimo em qualquer área e sobre qualquer assunto, pois traz inúmeros benefícios como expansão do vocabulário, dinamismo de raciocínio e interpretação, além do óbvio, que é angariar novos conhecimentos.

A leitura de livros ajuda a potencializar o aprendizado de um novo idioma, pois o aluno não fica somente limitado às aulas teóricas e expande suas oportunidades de aprendizagem com práticas simples, que podem facilmente serem encaixadas em nossas rotinas diárias. É válido sempre estar atento e estudar sobre outras formas de potencializar o seu aprendizado de um idioma.

A leitura de livros em outro idioma ajuda a melhorar a fluência. Ser fluente em outra língua não significa só falar bem, mas também escrever bem. Claramente também ajudará a ampliar e consolidar seu vocabulário, a se familiarizar com algumas construções gramaticais, a aumentar seu conhecimento, melhorar sua interpretação e seu raciocínio.

É comum também muitos alunos se interessarem pela cultura dos países que fazem uso do idioma estudado. Nada melhor do que navegar nas obras literárias, pois na literatura de uma nação muito se descobre sobre seus costumes e tradições.

Mas é preciso cautela na hora de escolher o título. Na verdade, a escolha deve ser baseada no seu nível de conhecimento atual. Recomenda-se que comece com livros pequenos, com histórias de enredos simples; depois do hábito adquirido, pode se aventurar por outros enredos mais difíceis e desafiadores.

Aí vão algumas dicas que vão ajudar na hora de escolher o seu livro:

  • Não comece com livros muito antigos, tipo do século passado, pois a linguagem é muito arcaica e a estruturação das frases e orações é bem diferente das atuais. Prefira livros contemporâneos, ou clássicos da literatura, mas com linguagem acessível para você.
  • Em contrapartida os livros contemporâneos utilizam palavras e expressões que não encontramos em um dicionário formal, mas felizmente existem dicionários online que sanam esse problema.
  • Dê preferência a livros que você já leu em português, pois assim terá certa familiaridade com a escrita do autor e poderá fazer associações significativas entre um idioma e outro além de não ficar tão focado na história, assim poderá ater sua atenção no vocabulário e na gramática.
  • Não desista nas primeiras dificuldades. De pouco em pouco você vai se acostumando e tendo uma leitura mais fluida. Confie em sua capacidade. Ler um livro em outro idioma requer prática, que adquirimos com o tempo.
  • Para a leitura não se tornar chata e monótona , evite ficar procurando o significado de cada palavra no dicionário, se atenha ao contexto do parágrafo e, após a leitura, vá ao dicionário caso ainda restem dúvidas.
    ruiva lendo

Alguns livros relativamente fáceis, para você iniciar sua leitura em outros idiomas:

John Green
  • Para os estudante da língua inglesa, podemos citar alguns clássicos da literatura com um vocabulário acessível, tais como a coletânea de contos do Edgar Allan Poe, “Tales of Mystery and Imagination”, em português, “Contos de Imaginação e Mistério”. Apesar de ter sido publicado em 1919, ele tem um vocabulário básico e atual. “A Christimas Carol”, de Charles Dickens, também é uma ótima opção. “The old Man and the Sea”, “O Velho e o Mar” em português, de Ernest Hemingway, outro clássico de um grande autor norte-americano, inclusive ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1954, tem estruturas e expressões bem interessantes e a historia é comovente e cativante.Um outro tipo de literatura contemporânea e de vocabulário básico na língua inglesa são os livros YA (Young Adult), que possuem uma linguagem direta, enredo geralmente simples e são livros curtos. Podemos citar um famoso livro do escritor John Green, “The Fault in Our Stars”, em português “A culpa é das estrelas”, livro emocionante, com uma linguagem e construções bem acessíveis. O livro foi adaptado para o cinema e é uma ótima opção para quem está começando.“Looking for Alaska” ou “Quem é você Alaska?”, outro livro do Green, é uma outra boa opção, com um inglês básico e coloquial. Caso queria conhecer outros livros de literatura de Young Adult, podemos encontrar na internet.
Gabriel Garcia Marquez
  • Para os estudantes da língua espanhola, podemos citar os maravilhosos livros de Gabriel García Marquez, nem todos possuem um vocabulário e enredos simples, mas seus contos são uma boa alternativa para quem deseja começar a ler em espanhol. Podemos citar “Memorias de mis putas tristes”, escrito em 2004, que possui um enredo simples e vocabulário básico, além de ser uma ótima leitura. “Crónica de una muerte anunciada”, de Gabo, apelido do nosso querido escritor colombiano, também é uma leitura recomendada. “La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y su abuela desalmada“, é um maravilhoso livro de contos de Gabriel Garcia, com elementos do realismo mágico. Depois de iniciar com esses livros de Gabriel García, você pode enveredar para livros com um vocabulário intermediário e até mesmo avançado, com enredos mais complexos e extensos, como os inigualáveis “Cien años de soledad” e “El amor en los tiempos Del Cólera”, O amor nos tempos do cólera, clássicos e leitura indispensável desse grande autor.
Antoine de Saint-Exupéry
  • Já os estudantes da língua francesa podem desfrutar do clássico “Le Petit Prince” – O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. É um livro que vem fascinando gerações, com frases e parágrafos curtos e vocabulário acessível. É um livro praticamente obrigatório para os estudantes de francês. Outro clássico é “L’Étranger” , em português, “O estrangeiro”, de Albert Camus. É um livro bem tranquilo de se ler em francês, com história bem conhecida e cujo enredo também foi adaptado para o cinema.

Escute abaixo o áudio-book:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *